IMPLANTOLOGIA

Os implantes dentários substituem dentes perdidos. Restabelecem a função e a estética dando-lhe a confiança de sorrir sem qualquer complexo.

A nossa equipa irá fazer todos os exames necessários: exames imagiológicos, fotografias no nosso estúdio e modelos de estudo. De seguida, vamos definir um plano de tratamento, e nos casos estéticos, iremos fazer uma simulação com vídeo do nosso futuro trabalho dentário.

Os implantes dentários serão inseridos no osso, e vão tornar-se na raiz artificial do seu novo dente, ou irão tornar-se um pilar de um tratamento dentário mais extenso. A cirurgia é feita com anestesia local ou sedação e é completamente Indolor. Para pessoas mais ansiosas , temos a opção de anestesia geral.

Dentes restaurados com implantes dentários devem ser mantidos com uma higiene igual aos dentes naturais. Recomendamos consultas de manutenção com a nossa equipa de Médicos Dentistas e Higienistas 2 x por ano, onde são feitas as manutenções dos trabalhos assim como os raio-x necessários.

Relacionados
All-on-4®
Já imaginou um procedimento onde com apenas 4 implantes dentários (mesmo em pacientes com pouco osso) consegue ter uma reabilitação fixa com dentes fixos no próprio dia?

Este é um conceito que gostamos de usar em pacientes que apresentam pouco osso e que pretendem colocar dentes fixos no próprio dia.

  • Tratamento rápido que vai aumentar a qualidade de vida
  • Tratamento mais curto em termos de tempo
  • Custos menores
  • Estabilidade mesmo em pouco volume ósseo

O tratamento com o all on 4 é um conceito que tem evidência ciêntifica com soluções de follow up de 10 anos na mandíbula e 5 anos na maxila com taxas de sobrevivência entre 96 e 98%, com estabilização da perda óssea marginal e tecidos gengivais saudáveis.

Um conceito que vai melhorar a sua qualidade de vida!

Selecção de implantes dentários - critério de escolha
  • Sistemas de implantes dentários que passaram por controlos ao longo do tempo. Nós acreditamos em implantes que provaram ter sucesso ao longo dos anos, 5, 10, 15 anos ou mais
  • Sistemas de implantes que tenham qualidade superior e logística. Isto é um critério muito importante, cada detalhe conta. A filosofia da empresa tem muito a ver com a qualidade do produto.
  • Preço / benefício justo.
  • Não existe o melhor sistema de implantes do mundo. Existem implantes mais perfeitos para cada caso, por isso é que perdemos muito tempo no planeamento e esforçamo-nos para encontrar a solução perfeita para cada paciente individual.

Em baixo segue uma lista das marcas de implantes com que trabalhamos mais:

MIS - Inventores do 1º implante triangular (V3) do mundo

Nobel Biocare - Líder mundial em implantes dentários

CeraRoot - Implantes em zircónia

O que envolve uma intervenção com implantes? Quais são as etapas?
Os implantes dentários envolvem 3 etapas. A primeira etapa é a etapa de diagnóstico e plano de tratamento. A segunda etapa é a fase cirúrgica onde são colocados os implantes dentários. A última etapa é a reabilitação protética.
Quais as indicações e contra indicações dos implantes dentários?
As indicações são pacientes com 1 ou mais dentes perdidos. As contra-indicações estão relacionadas com as condições de saúde geral (diabetes descontrolada, etc).
Indicações e Precauções
Diabetes

A diabetes é um factor de risco na terapia com implantes, já que a cicatrização é mais tardia e são pacientes com maior sensibilidade para complicações pós-operatórias. Contudo, se a doença estiver compensada, não é uma contra-indicação, apenas precisamos de mais precauções.

Fumar

Os fumadores têm menor quantidade de oxigénio no sangue. Isto resulta na redução da quantidade de sangue em atraso na cicatrização. A nicotina que cada cigarro vai interferir na formação do coágulo sanguíneo, tornando a cicatrizarão mais difícil. Os implantes dentários podem e devem ser colocados, mas o risco para o paciente é maior.

Outras condições sistémicas: Osteoporose, HIV, Hemofilia, Radioterapia

Os estudos indicam que não existe nenhuma contra indicação para a terapia com implantes, desde que a doença esteja compensada e que a cirurgia seja planeada. Necessitamos de precauções adicionais e iremos comunicar com especialistas que o seguem no tratamentos destas doenças sistémicas antes da cirurgia.

Que tipo de implantes são usados na MOLAR CLINIC? Se desejar usar uma marca diferente, é possível?
Os implantes dentários de titânio usados são das marcas: MIS e Nobel Biocare. Usamos ainda implantes em cerâmica (zircónia) da marca CeraRoot.

Contudo, a nossa equipa de implantologia está habilitada a usar qualquer marca de implantes dentários.

Implantes dentários ou Pontes?
Ambos os tratamentos são uma solução para dentes ausentes / perdidos, mas têm diferentes vantagens:

Vantagens de uma ponte: tratamento rápido; qualquer Médico Dentista generalista pode fazer este procedimento; custo menor.

Vantagens de um implante: estética mais elevada na maior parte dos casos; não precisa de desgastar os dentes adjacentes; conforto superior; previne a perda de tecidos futuros.

.

Pode o meu corpo rejeitar um implante dentário?
O corpo humano não irá rejeitar o implante dentário, isto não quer dizer que o implante não possa falhar. As falhas de implantes estão associadas a maus planeamentos e má selecção de casos ou complicações pós cirúrgicas.
Posso ter dentes no mesmo dia da colocação dos implantes?
Sim, tudo vai depender da estabilidade do implante que vai ser medida no momento da cirurgia, mas numa grande percentagem fazemos carga imediata/ estética imediata dos implantes
Eu preciso de um implante dentário, mas...
Tenho medo da cirurgia

 

Podemos fazer a colocação de implantes dentários com anestesia geral.

Não consigo suportá-lo financeiramente

As informações sobre os preços serão dadas no dia da consulta de planeamento dentário. Os pagamentos podem ser fraccionados de acordo com as suas possibilidades.

Não vivo em Portugal

Uma grande percentagem dos nossos pacientes vive em outras cidades ou países. Pode contactar-nos para personalizar a sua estadia e plano de tratamento.

.

Como é que eu sei se tenho osso suficiente para fazer implantes dentários? E o que é que acontece se eu não tiver osso suficiente?
Durante a consulta de planeamento, faremos todos os exames necessários para medir a sua quantidade de osso e escolher o implante ideal para o seu caso.

Se não tiver osso suficiente, temos várias alternativas, como os enxertos ósseos ou mesmo a colocação de apenas 4 implantes dentários para a fixação total de uma prótese fixa.

Manutenção dos implantes dentários
Dentes restaurados com implantes dentários devem ser mantidos com uma higiene normal igual aos dentes naturais. De qualquer maneira recomendamos consultas de manutenção com a nossa equipa de Médicos Dentistas e Higienistas 2 x por ano, onde são feitas as manutenções dos trabalhos assim como os raio-x necessários. 

.

Vou ter uma restauração provisória?
Sim, independentemente do caso, uma restauração provisória vai ser colocada.
Eu fiz um implante dentário noutra clínica, e gostava de fazer o trabalho final na MOLAR CLINIC. Isso é possível?
Sim. Apenas precisa de saber qual é o tipo / tamanho e marca do implante dentário que foi utilizado. Pode saber esta informação através do Médico Dentista que lhe efectuou a cirurgia.
Enxertos gengivais

Um enxerto gengival é um procedimento microcirúrgico onde é feito um transplante de gengiva livre ou de tecido conjuntivo (a parte interna da gengiva) para cobrir um defeito de tecido gengival. Este procedimento é normalmente feito para aumentar a quantidade de tecidos à volta de implantes, ou para cobrir defeitos nos dentes naturais provocados por doença periodontal ou trauma.

Os enxertos são recolhidos da zona do siso ou do palato e são transportados para a zona onde haja falta de tecidos. Este é um procedimento delicado onde usamos lâminas e instrumentos de oftalmologia e as suturas também são muito finas. A maturação do tecido acontece nos primeiros 4 meses, por isso é que muitas vezes quando fazemos implantes, colocamos enxertos gengivas no mesmo procedimento para que o período de cicatrização aconteça ao mesmo tempo.

Caso Clínico - Maria Lurdes Nogueira

Contacte-nos

6 + 13 =

Inovadora e Familiar

Precisa de ajuda? Fale connosco!